A Fábrica de Aviões de Papel

O que aprendi com Gamification na sala de aula

Olá,

Essa é uma mensagem rápida, apenas para comentar que o livro A Fábrica de Aviões de Papel no formato ebook Kindle está grátis por dois dias na Amazon. É só acessar e adicionar o livro gratuitamente à sua conta. Será sempre seu :)

Pegue agora sua cópia

Todos os detalhes abaixo:

Esse belíssimo relato traz a discussão do uso de mecânicas de Gamification em sala de aula para alunos de graduação. O autor do livro, professor experiente na área de sistemas de informação, após anos de experimentos didáticos em sala de aula usando estratégias de Gamification, trabalhou em seu mestrado diversas dessas técnicas.

Esse título traz à tona a “fábrica de aviões de papel” que é o ponto alto do trabalho de pesquisa, um experimento didático realizado em sala de aula onde os alunos deveriam constituir uma linha de produção de uma fábrica de aviões de papel. Nessa linha de produção foi trabalhado conceitos de gerenciamento de projetos, de pessoas, de recursos, de tempo, de escopo e de custos, sempre utilizando mecânicas de Gamification.

O resultado desse trabalho foi documentado em sua dissertação de mestrado que agora se transforma nesse livro. É um curioso passeio sobre algumas teorias da educação, como a própria teoria histórico-cultural, alguns pensadores e expoentes dessa área (como Vygotsky) e uma explanação detalhada de três experimentos didáticos de Gamification com diversos alunos do curso de Sistemas de Informação.

Para o leigo no assunto, o termo Gamification (que o autor optou por usar em sua grafia estrangeira) pode denotar o uso de computadores, softwares e demais recursos tecnológicos. Isso cai por terra logo no primeiro experimento onde tudo é feito apenas com um maço de papel A4 e canetas.

A Gamification não é exclusiva de um curso de computação! Na verdade pode (e já é) aplicada nas mais diversas disciplinas. Acompanhar essa aplicação guiada pelo professor serve como exemplo para que seja realizado também em outras áreas.

Com a publicação em forma de livro essa discussão em torno da Gamification em sala de aula se tornará ainda mais difundida e, com certeza, mais professores poderão, de forma análoga ao que aconteceu com o autor, descobrir que a Gamification quando bem dosada, e consoante com os conceitos científicos, pode ser um ponto forte do professor em sala de aula.

Pegue agora sua cópia