A proposta é voltarmos com postagens curtas e mais rápidas. Artigos maiores levam bem mais tempo para serem escritos e a periodicidade é menor, então voltemos a posts menores, mais diretos:
"Grace Murray Hopper (Nova Iorque, 9 de dezembro de 1906 — Condado de Arlington, 1 de janeiro de 1992) foi almirante e, analista de sistemas da Marinha dos Estados Unidos nas décadas de 1940 e 1950, criadora da linguagem de programação de alto nível Flow-Matic (em desuso) — base para a criação do COBOL — e uma das primeiras programadoras do computador Harvard Mark I em 1944." (fonte)
A Sra. Hopper tem algumas citações bacanas, para esse início de semana quero deixar duas para refletirmos:
"Você não gerencia pessoas, você gerencia coisas. Você lidera pessoas"
"Exageramos na gestão e esquecemos a liderança"
O que sustenta as organizações: Pessoas, Processos e Tecnologia .
Tecnologia você pode comprar. Usa dinheiro e escolhe a de ponta, a melhor que conseguir.
Processos você implanta, você treina (aliás, não gosto da palavra treinar, etimologicamente vem de puxar, arrastar — não funciona se você precisa arrastar algo, principalmente se tiver que puxar pessoas).
As pessoas você LIDERA. As pessoas você INSPIRA.
Números e resultados são ótimos parâmetros para gestão, sabemos disso. Mas se você não tiver as pessoas não importam os números. Na verdade, não terá número algum.
Historinha para ilustrar que aconteceu recentemente: uma pessoa de uma squad onde trabalha um amigo recebeu uma proposta para trabalhar em outra empresa de tecnologia com benefícios semelhantes e salário mais alto. A propósito uma squad é uma nomenclatura de um grupo de trabalho, normalmente usada em empresas que adotam gerenciamento baseado em metodologias ágeis.
Mas voltemos ao caso: o interesse dele era manter o profissional (desenvolvedor pleno), mas não seria possível equiparar o salário da oferta que ele recebera do mercado. Conversaram e o profissional em questão recebeu um reajuste no salário e mesmo assim ficou um pouco abaixo da oferta da concorrente (15% a menos). Mesmo assim decidiu ficar devido ao ambiente e da cultura da empresa.
Sabe o que é cultura? É o comportamento, práticas, tradições e vivências de um grupo. Grupo de PESSOAS. Ou seja, quem faz a cultura de um grupo são as pessoas.
Grace Hopper já tinha entendido isso. Linguagens de computador mudam, evoluem, aparecem e desaparecem (embora o "Cobolzinho", iniciado por ela, esteja firme aí até hoje). Os Administradores sabem que paradigmas de gestão vem e vão (Downsizing, TQM, etc). O que não muda é que as pessoas estão sempre envolvidas. Dessa forma não podemos fazer "gestão de pessoas", de números e muito menos de "recursos humanos". Precisamos liderar, nos envolver, entender o que acontece e inspirar. Sem as pessoas qualquer organização perde valor.
Olhar e ter cuidado com as pessoas envolvidas em todos os processos de trabalho é condição sine qua non para que a organização se fortaleça.
Quer conhecer um pouco mais sobre como profissionais de TI constroem suas carreiras? Leia agora.
Parabéns Bacciotti, cheguei até aqui por meio da sua palestra sobre o ensino de OO com Python da Python Brasil de 2020 que está disponível no YouTube. Sou desenvolvedor Python/Django, empreendedor e entusiasta do ensino. A sua abordagem e didática é fantástica. Abraço.
Att. Robertson Ebling dos Santos
Parabéns..
Muito interessante a proposta